ALERTA: ESQUEÇA O QUE VOCÊ SABIA SOBRE ADVERTORIAL
3 etapas de um Advertorial Campeão em Vendas
O principal papel de um Advertorial Campeão é converter leitores em clientes
Opa! Victor Palandi por aqui.
O que achou do último post? Você cometia algum daqueles 3 erros perturbadores que destroem um Advertorial?
Bom, você viu o que não fazer, agora vamos conversar sobre o que fazer: qual é a estrutura correta e as 3 etapas de um Advertorial Campeão.
Antes, quero responder uma pergunta muito comum que me fazem. Todos os dias eu tenho que recusar propostas e (boas) ofertas.
“Victor, você pode fazer o meu Advertorial?”
Por que eu sempre digo “não”? Simples...
Eu não sou freelancer, não faço Advertorial!
E o motivo é fácil de entender.
Hoje, eu crio Advertorial para a Fantastik, minha empresa. Lembra daquele exemplo do último post do Advertorial do Guia Adeus Intestino Preso?
Ele gerou cerca de R$ 100 mil em vendas.
É muito mais lucrativo para mim escrever para a Fantastik, do que para terceiros.
Até porque eu fiz isso por bastante tempo e sei que meus Advertorial geraram milhões de reais, literalmente, em vendas para meus clientes.
Sei disso, porque eu tive clientes produtores de cápsulas que sempre estão no topo da Monetizze.
Também fiz para infoprodutos que figuram entre os mais vendidos da Hotmart. Não posso revelar nomes por acordo de confidencialidade.
Portanto, a não ser que você esteja disposto a me pagar R$ 100 mil por um Advertorial, vou continuar recusando esse tipo de proposta... hehehe
Mas a boa notícia é que estou ensinando como se faz!
Se você ou algum membro da sua equipe aprender os processos e etapas, certamente conseguirá fazer muito mais Advertorial por muito menos que R$ 100 mil.
Todos saem ganhando nesta equação! 🙂
Porém, uma coisa é certa e...
Muitos copywriters não sabem!
O segredo do poder do Advertorial está na sequência correta das informações.
Não adianta escrever tudo o que tem que ter, mas fora de ordem.
E não sou eu que estou dizendo...
É a psicologia de vendas! Existe um tempo certo e um momento exato para cada informação aparecer para o prospect.
Portanto, por mais que você esteja colocando gatilhos mentais, depoimentos e afins, tome muito cuidado com as etapas em que cada um deve aparecer.
Vamos entender melhor...
Como funciona o processo de vendas

Problemas geram maiores conexões
Entenda: as pessoas se conectam muito mais com a dor do que com o prazer.
Veja os grandes mercados...
Saúde – Medo de morrer, de deixar as pessoas que ama, de dar trabalho para a família;
Seguro – Dor de perder o carro, perder a casa, ser roubado e ficar sem nada;
Relacionamento – Não querer a solidão, acabar com a tristeza de ser recusado pelos outros;
E por aí vai...
Portanto, um Advertorial bem escrito sempre trabalha com algum tipo de problema que a pessoa sabe que tem ou que está adormecido.
Vamos pegar o setor de turismo...
Você pode trazer uma abordagem de que cada ano que passa sem viajar, é um ano que não volta mais e deixa de viver, deixa de conhecer novas pessoas, deixa de ter novas histórias.
Em vez de trazer a visão alegre e feliz da diversão, trazer o problema que é trabalhar demais e perder a vida sem aproveitar. Isso dói. Dói muito, principalmente quando o leitor se dá conta de que é o que tem acontecido.
Então, lembre-se: todo mercado tem problema a ser explorado.
Agora vem a parte mais importante...
Advertorial torna o problema gigante
Não adianta simplesmente dizer: Você está deixando de viver e viajar, porque trabalha muito.
É preciso comprovar e deixar claro, nítido na cabeça da pessoa.
Aquele problema que antes não tinha importância, agora tem que martelar na cabeça dela.
Vamos continuar com o exemplo da viagem...

No Advertorial, essa imagem acima pode aparecer como uma forma de dizer:
“Você tem certeza de que quer esperar a aposentadoria para começar a viajar?”

“A aposentadoria é baixa e as contas só aumentam. Se o idoso mal consegue pagar o plano de saúde e os remédios, como você espera deixar para viajar quando ficar mais velho?”
Entende a pegada? É mostrar verdades duras e cruéis, para o leitor sair da zona de conforto.
É fazer a pessoa entender que não viajar agora talvez signifique não viajar nunca (sentimento de perda).
Ok... Agora entra a parte da oferta:
Solução nova e mais efetiva
Não adianta oferecer os mesmos pacotes de viagens que já existem. Se a pessoa não viajou até agora, oferecer a mesma coisa não vai mudar em nada.
A sua solução deve ser única e criativa, além de sedutora.
Pegando o gancho da viagem, a transição poderia ser:
“Mesmo que trabalhe muito e tenha pouco tempo, a nossa empresa é especializada em viagens de fim de semana (vai sábado e volta domingo) por preços que cabem no bolso, te levando e te deixando em casa, com o máximo de conforto”.
WOW! Você conseguiu acabar com a objeção da falta de tempo que o seu leitor tinha.
E se o preço for acessível, as chances de ele se tornar cliente são bem altas.
Neste momento, a pessoa já viu todo o texto, notícias e imagens... Ela se deu conta do quanto está perdendo ou deixando de viver!
A sua solução é uma forma de renovar a esperança dela: “Posso ter viajado pouco até aqui, mas a partir de agora, posso fazer 1 passeio por fim de semana, sem comprometer meu orçamento e sem precisar sair de férias”.
Nossa, como eu amo isso 🙂
Perceba que esse conteúdo tem muito mais potencial de venda do que artigo gratuito no blog. Advertorial é a chave para converter muito mais e mais rapidamente!
Vamos continuando...
E as 3 etapas do Advertorial Campeão são essas...
Lead
Body
Offer
Esse exemplo acima relacionado a turismo vai se encaixar perfeitamente nas etapas do Advertorial Campeão:
Lead – Mostrar o quanto a pessoa está perdendo e deixando de aproveitar a vida
Body – Intensificar essa dor e perda com matérias, notícias, estudos e/ou depoimentos
Offer – Renovar a esperança do leitor com uma solução que resolva os problemas
E o mais legal é que Advertorial NUNCA vai parar de funcionar.
Posso ser bem direto e categórico nisso por um motivo:
Ele é cheio de “temperos” que tornam cada um, único, diferente e mais persuasivo.
Por exemplo, existem 6 tipos diferentes de lead que podemos usar:
Offer Lead
Promise Solution Lead
Story Lead
Big Secret Lead
Proclamation Lead
Promise Lead
No exemplo de turismo, eu utilizei o Promise Solution Lead, que é o tipo em que você conecta com o problema do leitor logo no início.
Ou seja, se eu tivesse essa empresa de viagem de fim de semana, eu poderia escrever 6 advertorial TOTALMENTE diferentes, com temáticas completamente distintas.
Eu gosto de falar que...
Advertorial é como um quebra-cabeça chinês
Você já ouviu falar de Tangram? Trata-se do quebra-cabeça criado na China composto de 7 peças.
O mais legal dele é a possibilidade de fazer inúmeras figuras, desde gato e cavalo até casa. Tudo depende de como você quer encaixar as 7 peças.
E é assim que funciona um Advertorial...
Existem as 3 etapas obrigatórias (lead, body e offer), mas a forma como você monta cada uma dela, é totalmente livre.
Um sentimento oposto ao medo e perda é a ganância.
Ao invés de fazer um advertorial no estilo “você está perdendo sua vida porque não viaja”, poderia fazer um “viaje muito e esfregue na cara das pessoas a sua liberdade”.
Claro, não exatamente com esse título, mas com essa mensagem subliminar. E isso daria outro advertorial bem diferente daquele primeiro exemplo.
E por que um Advertorial pode ser fácil de escrever?
Porque a partir do momento que você tem as peças, basta encaixá-las, e já está pronto.
Advertorial não se trata de criatividade.
Não é preciso ser muito bom com a escrita.
Tem resultados quem faz uma boa “montagem” do quebra-cabeça.
Com a minha experiência, eu consigo, em média, criar um advertorial muito bom em menos de 3 horas.
Teve advertorial mais complexo que levei mais tempo, porque foi preciso pesquisar e entender um pouco mais o público.
De toda forma, você concorda comigo que vale a pena investir algumas horas em um advertorial com o potencial de gerar milhares ou milhões de reais?
Sabe esse aqui que mostrei no primeiro post?
