3 erros perturbadores que você não deve cometer ao fazer Advertorial

Continue lendo se você é afiliado, infoprodutor ou dono de produtos físicos, como cápsulas

Foi-se o tempo em que uma página de vendas era o suficiente para vender qualquer produto...

Bastava enviar tráfego para essa página, e um número X de pessoas comprava.

Com o tempo, mais e mais produtos foram sendo lançados, aumentando a concorrência. E os internautas em si, ou leads, ficaram mais resistentes às ofertas.

Então, como vender produtos físicos e digitais pela internet, quando enviar diretamente para a página de vendas não funciona mais?

Aí entra o tema desse nosso artigo especial... Advertorial.

Você já ouviu falar? Certamente já leu algum.

A verdade é que não se trata de algo novo... Vamos conhecer melhor!

O que é Advertorial?

Nada mais é do que a junção das palavras “Advertising” e “Editorial”, que seria Publicidade + Conteúdo.

Traduzindo...

É como anunciar o seu produto ou serviço em uma camuflagem de texto informativo.

“Victor, é só então dar informações e no fim falar que existe um produto!”

Peraí... Peraí...

Quando me falam isso, me dói o estômago. Nem de longe podemos chamar um review ou indicação de advertorial.

Ao simplesmente passar uma informação, e no último parágrafo dizer: “Se você gostou, venha conhecer o meu produto”, você está perdendo valiosas conversões.

Advertorial deve ter pegada de vendas DESDE O COMEÇO, mas de uma forma que seja totalmente sutil e inconsciente.

Aí que entra o Advertorial realmente F*DA!

Todo o posicionamento e desenvolvimento do conteúdo tem como principalmente objetivo, anunciar.

Vejamos esse exemplo...

“Como fazer publicidade que vende” foi escrito pelo David Ogilvy, talvez o Pai do Advertorial.

Percebendo que tinha menos orçamento para enfrentar as gigantes agências de publicidade da época, ele decidiu que investiria em conteúdo nos jornais para angariar seus clientes.

Repare que ele sublinha a palavra “sells”. Podemos já presumir pelo título que ele não vai simplesmente ensinar a fazer publicidade, mas “publicidade que vende”.

Com isso, ele toma um posicionamento de que “existe muita publicidade por aí”, mas se você quer “publicidade que vende”, deve falar com eles.

E é o que desenvolvem ao longo do artigo jornalístico.

Veja:

  • Não foram dicas soltas;

  • Não foram informações irrelevantes;

  • Ele focou numa dor do empresário: “fazer publicidade e mesmo assim não vender... Por quê?!”;

  • Ele trouxe uma solução: ligar para a Ogilvy & Mather, sua agência.

Um simples texto informativo pode ser, na verdade, uma armadilha sutil e totalmente “inocente”!

Mesmo o leitor sabendo que vai ter alguma oferta, ele está gostando do que vê. Isso é um Advertorial F*DA!

E para chegar nisso, você deve evitar esses 3 erros perturbadores que destroem um advertorial!

Vamos conversar melhor daqui a pouco sobre os deslizes que muito afiliado, produtor, copywriter, redator comete.

O ponto é que Advertorial funciona, porque ele consegue utilizar Razão e Emoção ao mesmo tempo.

Não é simplesmente um material chato, cheio de explicações complicadas...

... e também não é um texto motivador inspiracional!

Dê uma olhada abaixo neste exemplo:

Ao mesmo tempo em que eles chamam a sua atenção pela Curiosidade, também conseguem ativar o Medo (“sombra de um infarto fulminante” e “AVC inesperado”).

Melhor ainda, eles oferecem uma solução: o mineral secreto que vai baixar a pressão.

Para deixar a headline ainda mais poderosa, você fica doido para saber o que chocolate tem a ver com tudo isso.

Qualquer pessoa pode escrever um advertorial como esse, se tiver um checklist e uma fórmula...

... e claro, evitar cometer erros bobos durante o planejamento e escrita.

Calma: cometer esses erros não é culpa sua...

Parece papo cliché, eu sei...

“Não é culpa sua”...

Mas não é mesmo! E isso me deixa louco da vida...

Jornalistas aprendem a escrever conteúdo “informativo” e “neutro”... Me poupe.

Profissional de Marketing aprende um monte de coisa do século XIX, mas atualidades mesmo, nada.

Publicitários, coitados... Não aprendem nem AdWords na faculdade.

E para quem não é formado em nada, o que faz o papel de minar nossa criatividade para advertorial é a própria sociedade.

“Vendedor é chato e manipulador”...

“Vender é coisa do mal”...

Quando nos tornamos adultos, perdemos a capacidade de fazer a única coisa que nunca vê crise: vender.

Pessoas persuasivas não ficam desempregadas. Afinal, podem trabalhar em qualquer lugar.

E o Advertorial é uma ferramenta do vendedor, afiliado, profissional de marketing.

IMPORTANTE: A culpa não era sua... até agora.

Eu estou te apresentando um novo Mundo, uma nova perspectiva e uma abordagem certeira. Se você não fizer advertorial F*DA em seus negócios, a culpa vai passar a ser sua.

Ao continuar errando, você vai...

  • Acabar com a sua taxa de conversão

  • Continuar pagando caro para cada conversão

  • Bater cabeça fazendo o que todo mundo já faz!

Advertorial porcaria é como combustível de má qualidade...

Parece ser melhor do que não usar gasolina nenhuma, porque o seu carro vai andar.

Porém, quando for ver o estrago, vai perceber que não valeu a pena.

Que era bem melhor ter usado uma gasolina de boa qualidade.

O que eu quero dizer com isso é...

Advertorial ruim parece ser melhor do que não ter advertorial nenhum...

Mas ainda assim, é danoso para o seu negócio.

Vamos imaginar que você continue fazendo como faz hoje, e a sua taxa de conversão é 1%.

Se você fizer Advertorial F*DA e essa taxa aumentar para 1.3%, o impacto no seu negócio pode te surpreender:

- Se antes você tinha R$ 100 mil de lucro, passará a ter R$ 130 mil.

- Se antes você vendia 300 inscrições por mês, passará a vender 390 inscrições.

Sem mexer no produto. Sem mexer no preço.

Apenas saindo de um Advertorial meia boca para um Advertorial bom pra caramba.

Agora, para quem não usa essa estratégia, o buraco é mais embaixo!

Não fazer Advertorial é envenenar o seu negócio - um pouquinho por dia!

Todos os dias que você passa vendendo produtos como afiliado, infoprodutos ou produtos físicos SEM advertorial...

São dias que você está PERDENDO DINHEIRO, deixando escorrer pelo ralo. Sem dó, sem massagem.

“Mas, Victor, eu vendo muito bem meu produto da forma como divulgo hoje!”

E poderia estar vendendo MAIS.

Indo além, quem não começar a fazer Advertorial agora, vai ter que correr atrás no futuro, caindo na concorrência.

O segredo é se antecipar enquanto ainda dá. Não colocar Advertorial no ar é tomar um pouquinho de veneno todo dia...

Daqui a alguns meses, vai preferir ter começado a mudança HOJE. Se você está pensando no ROI de curto prazo e na saúde do seu negócio no médio e longo prazo, aqui está o caminho.

Um aviso:

Esqueça o que você aprendeu sobre Conteúdo Online...

“Para vender, você precisa construir autoridade por meio de conteúdo grátis, vários artigos”. Balela! Papo para boi dormir.

Um advertorial tem o poder de gerar autoridade instantânea e fazer vendas de produtos de R$ 5 mil ou mais, até.

Mais vale 1 Advertorial poderoso, bem escrito, do que 20 artigos de 500 palavras no seu blog, indicando um produto no último parágrafo.

Qual gera menos esforço?

E continuo:

Conteúdo grátis vai te levar à FALÊNCIA!

Se você continuar com essa estratégia de ficar mandando conteúdo do blog, esperando que em algum momento a pessoa vá se interessar pelo produto que divulga, prepare a sua família para a notícia de falência.

Esse é um dos Advertorial que usamos na Fantastik:

O "tratamento natural" é o nosso produto.

Não deixamos de dar um conteúdo grátis, mas totalmente focado na venda. Isso é advertorial.

Esse projeto chegou aos mais vendidos da Monetizze:

Advertorial é a melhor forma de vender pela internet

Não existe outra forma mais persuasiva, perspicaz e lucrativa de vender do que com Advertorial. Se você ainda não tem ideia de como começar ou o que fazer, fique tranquilo que vou ajuda-lo nisso.

A questão é que você deve se mexer. E rápido. Aproveitar enquanto são poucas as pessoas que usam essa arma de vendas aqui no Brasil.

Sei que você está ansioso para isso, mas calma aí...

Você precisa evitar estes 3 erros tão comuns!

Cometer esses equívocos é muito pior do que queimar dinheiro.

Se você destrói uma nota de R$ 100 com o seu isqueiro, está vendo e sentindo o tamanho do prejuízo. No fim das contas, perdeu R$ 100.

O Advertorial que tem 1 desses 3 erros abaixo faz você perder muito mais dinheiro de maneira silenciosa. Você nem se dá conta do prejuízo.

Imagine se aquele projeto do Guia Adeus Intestino Preso tivesse um Advertorial meia boca. Eu poderia vender metade do que realmente vendi, sem nem me dar conta do estrago da perda. Eu teria deixado R$ 50 mil longe da minha conta bancária sem nem perceber!

Quanto de dinheiro você está perdendo agora? Esse é o prejuízo silencioso e que mais dói o coração.

Bom, vamos aos erros!

#1 – Fazer um Advertorial como um artigo qualquer

Não é. Não. É.

Um artigo informativo tem o objetivo simples de informar. Jornalistas fazem isso muito bem. E está tranquilo.

Agora, quando o objetivo é vender, o Advertorial não pode ser tratado como um texto que vou fazer da forma como der vontade.

Existem etapas, estratégia, gatilhos, técnicas... Estamos falando de um ÚNICO TEXTO responsável por milhares ou milhões de reais em vendas.

Não trate o seu advertorial como mais um conteúdo grátis.

#2 – Não colocar Emoção e Razão na dose certa

Emoção conecta e Razão comprova. Os dois têm que se fazer presente em um Advertorial.

Pegando o exemplo que usamos lá em cima...

Ao mesmo tempo que você ativa o Medo (Infarto fulminante, AVC inesperado), também traz uma Solução Racional (Comprovadamente, magnésio ajuda no controle da pressão).

Portanto, não fica um material apenas emocional...

... e também não fica totalmente teórico, chato, científico.

Ao colocar emoção e razão na quantidade certa, você ganha o leitor e faz a venda muito mais facilmente.

#3 – Não ter uma temática chamativa

Todo Advertorial deve ter um tema peculiar, chamativo. É importante gerar curiosidade, fazer a pessoa querer saber mais.

Quando estiver definindo o tema, siga esse checklist abaixo:

(              ) Grande o suficiente para causar interesse

Certa vez, eu li uma teoria dizendo que não existiriam mais trânsitos gigantes nas megalópoles, se todos os motoristas usassem Waze, porque o aplicativo conseguiria espalhar todo mundo pelas rotas mais rápidas, evitando o acúmulo sempre nas mesmas vias e avenidas.

É verdade? Não sei, mas certamente é um tema grande o suficiente (fim do trânsito) para causar interesse.

(              ) Fácil de entender

Qualquer pessoa entende quando falo de “chás desbloqueadores”, “mineral secreto que controla pressão” ou “fim do trânsito por meio do Waze”. Não é preciso ser especialista em nada, nem ter um QI acima da média. Você bate o olho, e entende o assunto.

(              ) Imediatamente convincente

Você pode ter suas dúvidas se o Waze conseguiria acabar ou diminuir drasticamente o trânsito em São Paulo, porém, é uma ideia que convence. É interessante.

(              ) Claramente útil para o leitor

Chás desbloqueadores são úteis para quem está com intestino preso. Mineral secreto vai ser útil para quem tem pressão alta. E o fim do trânsito vai ser útil para quem dirige todos os dias. O leitor tem que perceber que lendo o Advertorial, ele sairá com algo de bom, alguma vitória.

(              ) Excitante

Imaginar que o Waze pode acabar com o trânsito... ou que o chocolate vai controlar a pressão... ou que alguns chás podem liberar o intestino... tudo isso é excitante e muito legal.